25 jan

Programas (clique aqui para ver lista completa)

Ola professor, aqui você poderá baixar muitos programas interessantes para usar com seus alunos.

Programas freeware são aqueles distribuídos gratuitamente por seus criadores e que podem ser usados por você e copiados pelos outros sem nenhum problema legal. Já programas shareware são aqueles distribuídos livremente, que podem ser usados e testados gratuitamente por você, mas se gostar deles, deve pagar o valor indicado ao autor do programa. Alguns programas shareware vem com algumas restrições ao seu uso e somente a versão paga vem livre delas. Dos programas que disponibilizamos nesta página, alguns são freeware e outros são shareware.

Para facilitar sua análise, colocamos diante dos nomes dos programas os anos para os quais são indicados, segundo nosso parecer, mas você, como professor das turmas, poderá criar critérios próprios. Bom proveito.

Stellarium (4 ano em diante)

Programa que desenha as constelações do céu visíveis na sua localidade no momento desejado. Pode-se ver apenas as estrelas, as linhas imaginárias das constelações ou ainda as figuras associadas a elas. O programa permite que você acelere a rotação da Terra. Trata-se de um programa muito interessante para todos aqueles que gostam de astronomia. Leia maiores detalhes na página que fornece o programa (link abaixo).

para baixar clique aqui

Skyglobe (4 ano em diante)

Excelente e já antigo simulador do céu que funciona como um planetário. Com ele você pode escolher a cidade, a data e o horário e simular o céu daquele dia. Experimente observar como era o ceú no dia em que nasceu. Quais eras as estrelas e planetas visíveis no dia em os portugueses chegaram no Brasil? A que horas nasce hoje em sua cidade o planeta Júpiter? Essas e outras perguntas podem ser respondidas com este programa. Criamos um documento texto com sugestões de uso em sala de aula deste programa que pode ser lido clicando aqui.

para baixar clique aqui 1 (Skyglobe 3.6 para DOS)

para baixar clique aqui 2 (Skyglobe 4.0 para Windows)

para baixar clique aqui 3 (Skyglobe 3.6 para Windows e DOS)

para baixar clique aqui 4 (Skyglobe 3.6 e 4.0)

Alpha Centaure (9 ano em diante)

“Planetário multi-funções. Oferece simulação da esfera celeste; a situação do céu sobre o horizonte local; data corrente em cerca de 20 calendários; eclipses; conjunções; estações; distâncias; fases da Lua; conversão de coordenadas; etc… Traz também a opção para registro de observações. Esta versão inclui dados de planetas, cometas, asteróides, eclipses, exoplanetas e o catálogo estelar SkyMaster até à magnitude 8. Outros catálogos estão disponíveis para download (visite a página do fabricante). Inclui suporte para o português”. (texto extraído do site)

para baixar clique aqui

Chem Lab (8 ano em diante)

Que tal usar um laboratório de química virtual? Com ele você pode aquecer água, misturar ferro com ácido, tudo isso sem nenhum perigo para a sua saúde. Leia na página de nossa coleção no site da Editora Saraiva um documento em que sugerimos uma atividade com esse programa.

para baixar clique aqui 1

para baixar clique aqui 2

para baixar clique aqui 3

para baixar clique aqui 4

Crocodile (9 ano em diante)

Com este programa você pode construir simulações de circuitos elétricos com pilhas, fios condutores, lâmpadas, campainhas, interruptores etc. Experimente montar alguns e observe como eles funcionam. Trata-se de um programa muito interessante e útil para aprender um pouco mais sobre corrente elétrica e aparelhos elétricos. Os circuitos podem ser salvos em seu computador para uso futuro.

para baixar clique aqui

Home Planet (6 ano em diante)

Observe as regiões da Terra iluminadas pelo Sol neste instante. A medida que o tempo passa, você pode observar a noite chegando em algumas regiões e o dia chegando em outras. O programa traz também uma série de informações sobre posições planetárias, fases da Lua, vistas da Terra a partir da Lua e do Sol além de muitas outras.

para baixar clique aqui 1

para baixar clique aqui 2

para baixar clique aqui 3

Jogos on line (1 ao 5 anos)

Página de Portugal (não estranhe o fato de que nossos amigos portugueses  escrevem algumas palavras um pouco diferente de nós).  Nele você vai encontrar centenas de jogos educativos e divertidos. Eles oferecem também uma lista enorme de páginas da Internet voltadas para crianças.

para acessar clique aqui

Guarda Roupa da Mônica (1 ao 3 anos)

Guarda roupa da Mônica é um jogo muito divertido para as crianças que gostam de brincar de bonecas e trocar as “roupinhas” das respectivas. A idéia básica é vestir a Mônica com os diversos modelitos do armário. Podem ser roupas de inverno, roupas de verão ou roupas para esporte. Assim que você visualizar as roupas e acessórios no guarda-roupa, basta clicar no item desejado e depois arrastar até a Mônica. Você pode combinar os itens a vontade”. (texto extraído do site).

para baixar clique aqui

Faça você mesmo uma revistinha da Mônica (1 ao 9 anos)

“Que tal criar as suas próprias histórias em quadrinhos com a Turma da Mônica? São mais de 500 desenhos com personagens, cenários, balões, objetos e muito mais.

“Além de fazer o seu próprio roteiro na tela, você ainda pode imprimir e montar a sua revistinha. Dessa forma, fazer historinha com os personagens adorados do Mauricio de Souza ficou fácil e divertido. O que você está esperando? Entre pra valer no mundo dos quadrinhos da Turma da Mônica”. (texto extraído do site).

Por tratar-se de uma versão DEMO, há algumas limitações no uso do programa.

para baixar clique aqui

Squared (1 ao 5 anos)

“Joguinho de tabuleiro onde o objetivo é remover os blocos coloridos para ganhar mais pontos, bom para desenvolver raciocínio lógico em crianças. Gráficos bem legais!” (texto extraído do site).

para baixar clique aqui

3D Space Station Adventure (3 ao 7 anos)

“Construa uma base espacial neste jogo educacional para crianças de 5 a 12 anos. No joguinho você cria a base, módulos de pouso de naves e até mesmo seu foguete espacial para salvar astronautas, e vai brincando e aprendendo”. (texto extraído do site). Jogo em inglês.

para baixar clique aqui

AnimaX (1 ao 4 anos)

“Puzzle infantil (quebra cabeças) onde é preciso mover os pedaços para encaixá-los no lugar certo. A quantidade de peças pode ser ajustada dependendo da idade da criança (de 9 a 64 peças). Tem musiquinha de fundo e efeitos especiais”. (texto extraído do site).

para baixar clique aqui

Dominox (1 ao 3 anos)

“Passatempo cujo objetivo é preencher os quadrados cuja seqüência formam as palavras e/ou números exibidos ao lado”. (texto extraído do site).

para baixar clique aqui

Duplex (2 ao 5 anos)

“Passatempo cujo objetivo é preencher os quadros, de acordo com o número de letras, com a palavra correspondente à definição de cada linha. Todas as letras que encontrar no quadro serão transportadas para o diagrama. Porém, ao final da solução, para que a resposta seja correta, a frase formada no diagrama deverá estar correta tanto em acentuação quanto na ortografia”. (texto extraído do site).

para baixar clique aqui

Jogo da Forca (2 ano em diante)

“Um novo jogo estilo forca. Com visual diferente, permite que você insira mais dados a partir de um arquivo de texto.” (texto extraído do site). Se precisar, peça ajuda a um adulto que saiba usar bem um computador.

para baixar clique aqui


Comments are closed.